sábado, 24 de janeiro de 2015

Quarenta anos de amor e vida conjugal


A Lurdes e o Manuel uniram-se para toda a vida pelo Sacramento do Matrimónio, no dia 27 de Abril de 1975.



Esta cerimónia muito marcante para nós foi realizada na Igreja do Espírito Santo no Montijo, na presença de Deus, sendo seu Ministro então, o muito amigo Padre Manuel Gonçalves.

Foi nesse dia abençoado que nos entregámos um ao outro e a Deus Nosso Senhor, jurando fidelidade para sempre, pedindo a bênção de Deus para o nosso comprometimento a três, e Ele veio morar connosco.

Quatro filhos muito amados chegaram então e a todos lhes demos a conhecer pela Igreja, o amor de Deus.

Frequentaram enquanto se sentiram chamados, movimentos dos jovens especialmente os Escuteiros.

Mas um dia bateram asas e abandonaram o ninho e vivem agora a sua própria vida de amor. Dois já casaram tendo o nosso Pai do Céu a abençoá-los e outros dois estão no bom caminho para o mesmo. E já contamos com seis maravilhosos netinhos.

Porque sabemos hoje, que a “Memória é uma dimensão da nossa fé e que crente é fundamentalmente” uma pessoa que faz memória e que a alegria evangelizadora refulge sempre sobre o horizonte da memória agradecida” ao longo dos 40 anos de namoro e amor nós tentámos mostrar aos nossos filhos, netos, amigos mais chegados e ainda à comunidade que nos rodeia quer humana quer eclesial, a nossa grande alegria de viver como esposos cristãos.

A todos mostramos que o sacramento do Matrimónio começa por partir à aventura da vida a dois, desbravando os caminhos e obstáculos que se nos deparam, por vezes difíceis de transpor, e que com o decorrer dos anos o amadurecimento da nossa relação trouxe muito mais amor e muito mais ternura entre nós.

Abraçámos os movimentos eclesiais, Equipas de Nossa Senhora e Centro de Preparação para o Matrimónio, onde nos mantemos, e também participámos noutros tais como Encontro Matrimonial e Cursilho de Cristandade. A nossa vida conjugal ganhou muito em termos de espiritualidade e o nosso amor ficou muito mais enriquecido desde que nos decidimos por esta entrega a Deus e à nossa comunidade.

Mas é fundamental dizer aos outros que nos ouvem, que só tivemos sucesso na nossa aventura porque escolhemos um Guia para a nossa caminhada.

Sabemos hoje que a mão de Deus Nosso Senhor esteve e estará sempre connosco enquanto vivermos na Terra. Depois no Céu logo se verá…


Lurdes Marques e Manuel Marques
17 Janeiro 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário