quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Nota Pastoral: "Igreja de Setúbal, com Maria, Alegra-te e Evangeliza"


Caro diocesano e irmão,

A nossa Diocese foi criada em 16 de Julho de 1975 e, como sabes, estamos a preparar este acontecimento ajudados por este lema:

"Igreja de Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza".

Desejo que este lema seja bem assumido por cada um de nós para nos envolver na celebração destes primeiros 40 anos de Diocese.
Para isso, te envio esta Nota bem como a todos os diocesanos incluindo os baptizados não praticantes, pois que também fazem parte da Igreja. É um comentário breve a cada palavra do lema: "Igreja de Setúbal, com Maria alegra-te e evangeliza." Escrevo na véspera do “Dia dos Consagrados” em homenagem à sua presença e missão, na Diocese.


Diocese de Setúbal, chamada à alegria e à evangelização. Quem és?
• Sou o Povo de Deus que vive na Península de Setúbal. Reunido ao bispo que Deus me deu no Espírito Santo pelo Evangelho e a Eucaristia, constituo a Igreja particular onde está e actua a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica. Não sou, por isso, uma simples divisão administrativa da Igreja Católica.
• Sou Povo de baptizados, nascido de Deus, que tem por cabeça Cristo, por alma o Espírito Santo, por condição a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, por lei o Amor de Cristo e por finalidade o Reino iniciado por Jesus e que será perfeito no Céu.
• Sou comunhão e sua fonte, em Deus Pai, Filho e Espírito Santo; sou a luz de Cristo para os povos; sou companhia do homem na busca da alegria e liberdade, incarnando suas alegrias, dores e esperanças. Sou povo santo em busca da santidade e carecido de conversão. Sou povo visível, fácil de fotografar e invisível que só na fé se conhece!
Irmão, a Igreja de Setúbal és tu, sou eu e todos os baptizados. Dá graças pela Igreja que és e revelas e torna-te o que és pelo baptismo.


Alegra-te, porquê?
Porque a par de muita pobreza e de cristãos não praticantes, tens imensas razões de alegria.
• Lembra a tua criação em 1975 por Paulo VI e a ordenação e o ministério de D. Manuel, nosso primeiro bispo; a organização da Cúria, Seminário e Paróquias; a edificação de igrejas, Centros Sociais, Caritas, Vale d'Acor...; a recepção do Cristo Rei e do Seminário; a ordenação de novos padres e diáconos; os consagrados...
• Lembra a catequese de adultos, as assembleias diocesanas, e a acção dos movimentos e obras.
• Lembra milhares de fiéis, muitos no Céu, que por Jesus têm servido a comunidade na palavra de Deus, na liturgia e na caridade...
• Lembra os casais que revelam a beleza da família cristã e os fiéis que testemunham Jesus Cristo numa cultura indiferente a Deus.
• Lembra Santa Maria da Graça, a nossa querida e solícita padroeira...
A memória destas e de muitas outras coisas permite saborear e fazer memória agradecida a Deus pelo Seu Amor imenso. Amor que nasce e culmina no dom total de Jesus morto e ressuscitado. D'Ele jorra vida e amor em abundância!

Evangeliza, Igreja de Setúbal.
Evangelizar é envolver alguém no amor de Deus de modo que possa dizer com encanto: Deus ama-me e livra-me do pecado!
O desejo de partilhar o Amor de Deus, vem da alegria de O viver.
Foi assim com Jesus: do Amor do Pai levava-O aos pobres e a enviar os discípulos a pregar o Evangelho. Foi assim no caminho de Emaús. É assim hoje: quem o vive quer oferecê-lo...
Igreja de Setúbal, irmão, como vês em tantos sinais, estás envolto no Amor de Deus. Envolve nele os teus irmãos, com palavras e com obras apropriadas. Com o teu grupo e a tua paróquia, leva-lhes o Amor que dá sentido e encanto à vida. Há gente à espera. Não tardes.
Queres força para evangelizar?
Contempla na oração o Amor de Deus visível em tantas pessoas e acontecimentos da tua e nossa vida... Para isso, organiza o dia para teres tempo suficiente para rezar bem. E aceita o desafio seguinte: Participa na Adoração Eucarística que vai unir a Diocese, durante 40 horas, em 12 e 13 de Março. Sairemos da Adoração de Jesus capazes de realizar gestos de ajuda fraterna que revelem o amor de Deus a nossos irmãos.
Alegramo-nos e evangelizamos, com Maria. Porquê e como?
Porque Jesus nos confiou a Ela na cruz e porque Ela é modelo da Igreja e de cada discípulo. Porque o final da nossa celebração coincide com a visita da Imagem Peregrina, em Outubro, à nossa Diocese, para preparar o centenário das Aparições de 1917. Porque contemplando a Virgem é mais fácil exultar de alegria, pois que nela Jesus se revela de forma única.
Alegramo-nos e evangelizamos, com Maria,
dizendo a Deus que nos chama: 'eis a serva do Senhor'; cantando, diante do amor de Deus: 'Magníficat'; acolhendo no coração, com o seu jeito, a Palavra; aproximando-nos dos pobres e dos pecadores para lhes dar Jesus Cristo; rezando e convertendo-nos do pecado como Ela pediu em Fátima.
Irmão, confio a Diocese à tua oração e ao teu sim generoso. Reza dia a dia a oração deste “ano jubilar” e conta com a minha oração para que a nossa Igreja se alegre e evangelize "com Maria".

01.02.2015
+ Gilberto, Bispo de Setúbal

P S.
Dá esta nota a ler a pessoas que não vêm à missa. Comenta-a com elas e convida-as a darem o seu parecer para que a nossa Diocese leve à gente boa da nossa Península a alegria do amor de Deus. Convida-as também para a missa dominical.
Pensa num gesto que te propões, fazer – mesmo que pequeno vai ser muito importante! – para que alguém encontre paz e alegria e para que tu cresças em santidade.
Além disso, pensa em algo que te pareça que se deva fazer para que a nossa Diocese seja mais e mais o rosto de Cristo e envia a tua sugestão para: bispodesetubal@sapo.pt ou para Bispo de Setúbal- Casa Episcopal Largo S. Domingos 2910-092 Setúbal.
Anota na tua agenda a tarde de 16 de Julho e o dia 25 de Outubro deste ano.
Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário