domingo, 28 de setembro de 2014

Foi há vinte anos...


Foi há vinte anos que se comemorava os Vinte Anos da Diocese. Na altura, o Dom Manuel Martins escreveu uma pequena mensagem de ação de graças a assinalar a data. Agora, recupera as suas palavras neste caminho de ação de graças dos Quarenta Anos.


Mensagem de Dom Manuel da Silva Martins Bispo de Setúbal
No XX aniversário da Sua Ordenação Episcopal

«Foi no dia 12 de Junho de 1975 que na Nunciatura Apostólica, em Lisboa, me foi comunicado, da parte da Santa Sé, que deveria ser o primeiro Bispo da Diocese de Setúbal a criar brevemente.
A nomeação tornou-se pública no dia 16 de Julho, dia em que também foi criada a Diocese, e fui ordenado em 26 de Outubro.
Há vinte anos que tudo isto se passou; há vinte anos que sou Bispo, não em Setúbal, mas de Setúbal.
Lembro-me de ter dito no dia da minha ordenação: «nasci Bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui acompanharei, entusiasmado, todos os que trabalham e lutam para que o homem seja mais homem, numa sociedade justa».
Se fui fiel a este projecto importante ontem, importante sempre, só Deus o sabe. E sabe também que me esforcei por isso.
Quero também com especial carinho, evocar as últimas palavras do grande Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, na homilia da Missa:
«Setúbal, terra nova, em fértil actividade, cheia de esperanças e de promessas.
Porto, cristandade remontando episcopalmente ao século sexto, terra do trabalho, da família, da liberdade e independência pessoal!
Terras, uma e outra cheias de qualidade para que nelas a sementeira do Evangelho germine e prospere.
A Diocese do Porto tem muita honra e muito gosto em oferecer à Diocese de Setúbal o seu primeiro Bispo. Que, com ele e por ele, como promotor, guarda e moderador, em nome de Cristo, a nova Diocese vivat, crescat, floreat!»
É hora de agradecer a Deus todos os desafios que me lançou nos tempos difíceis em que me chamou a servir este povo, o bom clero, religiosos/as que me deu, os leigos empenhados e coerentes que pôs a fazer marcha comigo.
É hora de agradecer a Deus o apoio que me deu através de tantos estímulos vindos de todo o país e até do estrangeiro.
É hora de agradecer a Deus a amizade das gentes da minha terra que, tendo estado comigo no longínquo e inesquecível 26 de Outubro de 1975, quiseram também comungar dos meus sentimentos de alegria e de gratidão.
Que a todos o Senhor Jesus, por Maria, acompanhe e abençoe.

Setúbal, 26 de Outubro de 1995
XX Aniversário da minha Ordenação Episcopal

+ Manuel, Bispo de Setúbal»

Sem comentários:

Enviar um comentário