sábado, 8 de novembro de 2014

Memória dos Diáconos e Presbíteros já falecidos




Memória dos Diáconos e Presbíteros já falecidos que serviram a Igreja Diocesana de Setúbal, desde a criação da Diocese (1975)



Os Apóstolos nunca mais esqueceram o momento em que Jesus lhes tocou o coração: «Eram quatro horas da tarde» (Jo 1, 39)” (Papa Francisco, EG, 13)



No passado dia 6 de Novembro– mês das “almas”, em que somos convidados a fazer memória daqueles que nos precederam na fé implorando para eles a plenitude da vida do Céu – foi feito o sufrágio dos padres e diáconos que serviram a diocese de Setúbal, na Sé e nas Paróquias.

Eles foram – serão sempre – padres e diáconos chamados por Cristo, por meio da Igreja, que viveram, amaram, serviram, em nome de Jesus, como cooperadores do ministério apostólico, a Igreja de Setúbal.

Terminaram já a sua “função” de serviço. Dizemos deles que são “defuntos”. Continuam, porém, vivos em Deus e na nossa memória, como testemunhas da fé e do serviço ao Evangelho.

Neste ano, em que nos preparamos para a celebração dos 40 anos da criação da nossa Diocese, esta memória/sufrágio adquire um especial significado. A Igreja, por vontade de Cristo, não pode existir sem este ministério, pelo Ele se faz presente na Sua Igreja e a santifica. Lembramos especiais testemunhas da fé, não só vivida, mas também comunicada através do ministério ordenado, nos sacramentos, na pregação e na edificação da comunidade.

Fazemos deles uma memória agradecida a Deus pelo dom das suas vidas e do seu ministério, de que tantos e tanto beneficiaram. É a memória que fazemos de irmãos que escutaram o chamamento de Cristo que lhes tocou o coração, tal como aos primeiros discípulos. Memória que nos toca também a nós – padres, diáconos, religiosos, religiosas, fiéis leigos – para que, volvidos quase 40 anos sobre o momento inicial da nossa Diocese de Setúbal, renovemos com redobrado vigor o encanto, a alegria, a disponibilidade de, como discípulos missionários, servirmos Cristo, a Igreja, o Evangelho.

É a memória a que o Papa Francisco chama “deuteronómica”: uma memória agradecida e estimuladora de novo fôlego na fé e na missão, porque que nos faz presente uma «nuvem de testemunhas» (Heb 12, 1)” (cf. EG 13).



Quem são aqueles de quem, no dia 6, iremos fazer memória e sufrágio?

São dois diáconos permanentes, dos primeiros ordenados em Portugal após o Concílio Vaticano II: António Godinho e Inácio Silva.

São os dois primeiros vigários gerais: Padres Manuel Marques e Alfredo Brito.

São padres diocesanos a quem estavam confiadas paróquias em 1975: Agostinho Gomes (Castelo de Sesimbra); António Sobral (Barreiro); Jaime da Silva (Almada); José Gonçalves (Alcochete e Samouco); Manuel Frango (Azeitão); Manuel Gonçalves (Montijo); Mário Lopes (Costa da Caparica e Trafaria); Ricardo Lopes (Cova da Piedade). E também o P. João da Cruz, vindo de Lamego e que foi incardinado em Setúbal.

São padres de Institutos Religiosos: Capuchinhos (Alípio Quelhas, Daniel Ferreira, Manuel Belo); Jesuítas (Amadeu Pinto, Duarte Teixeira, Honório Santos, José dos Santos, Norberto Lino, Norberto Martins, Roberto Sequeira); Claretianos (Américo Faria, José Gonçalves, José Seixas, Manuel Leal); Scalabrinianos (Antonio Benetti, Attilio Barichello, Giuseppe Magrin, Luigi Tacconi, Luigi Vaghini); Filhos da Caridade (Joseph Poiron); Franciscanos (João Magalhães).

São padres diocesanos de outras dioceses: Camilo Martins, José Esteves e Júlio Nogueira, de Évora; Joaquim Sampaio, do Porto.



Estimulados por esta “nuvem de testemunhas”, somos a Igreja de Setúbal que, com Maria, se ALEGRA e EVANGELIZA!



Sem comentários:

Enviar um comentário