sábado, 21 de fevereiro de 2015

EM MEMÓRIA: Padre Ricardo Gameiro

A paróquia da Cova da Piedade, respondendo à solicitação do Sr. D. Gilberto para que, no quadragésimo aniversário da criação da nossa Diocese de Setúbal, se celebrasse a MEMÓRIA de alguém que a tenha marcado, decidiu lembrar o senhor Padre Ricardo Gameiro no dia 19 de Fevereiro, dia em que faria 86 anos de idade, se o Senhor o não tivesse chamado.

O senhor P. Ricardo nasceu em 19 de Fevereiro de 1929 na aldeia de Carvalhal da Aroeira, Torres Novas, então Patriarcado de Lisboa. Nasceu no seio de uma família profundamente cristã e, desde muito cedo, sentiu que Deus o chamava para o sacerdócio. Aos 14 anos ingressou no Seminário patriarcal de Almada, e aos 17, no Seminário Maior dos Olivais, tendo sido ordenado sacerdote em 29 de Junho de 1954. Em 1 de Janeiro de 1955 iniciou a sua vida pastoral na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, como Vigário Paroquial. Em 29 de Novembro de 1959 tomou posse como pároco de Olaia, Torres Novas, onde passou 7 anos. Em Outubro de 1966 tomou posse da paróquia da Baixa de Banheira, um meio operário, onde viveu intensamente o seu sacerdócio semeando a “boa nova” do Evangelho. Neste meio operário foi-se aproximando e dando a conhecer a todos os que com ele se cruzavam e a mensagem do Evangelho foi tocando aquela boa gente que o Senhor lhe tinha confiado e da qual ele nunca se esqueceu. Já na Cova da Piedade, certo dia disse: “foram uma simpatia para comigo, de facto extraordinária, que me fez ver como o convívio, como a experiência humana na Baixa da Banheira, foi do melhor que eu tive na minha vida neste aspecto”.

Em 1 de Junho de 1975 tomou posse desta paróquia da Cova da Piedade e celebrou, a seguir, a 1ª missa.

No ano seguinte, a Santa Sé criou a diocese de Setúbal, para gáudio do clero que nestas terras anunciava o Evangelho e destas gentes.

O senhor Padre Ricardo abraçou, com muita alegria, esta graça que Deus concedeu às gentes desta nova diocese, sendo um arauto do Evangelho, não só na sua paróquia, mas estando sempre disponível, junto do seu Bispo, para as tarefas que este lhe solicitasse.

Nas Bodas de Prata de pároco na Cova da Piedade o Senhor D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, deu-nos este testemunho: “Fomos companheiros de viagem e de aventuras, durante 23 anos. Eu sei, mas Deus sabe melhor, como este Homem me ajudou a ser, a estar e actuar. Deus sabe também como lhe estou obrigado pela disponibilidade generosa e indiscutida que nele sempre encontrei.

O senhor D. Gilberto, nesta mesma data, escreveu: “Este ser servo de todos, está bem presente nas construções materiais; nas instituições pastorais; nas iniciativas no sector da Palavra, da Liturgia e da Caridade; na vivência das alegrias, sofrimentos e esperanças do seu povo, no amor da diocese; na atenção aos problemas de hoje; no dinamismo pastoral que se mantém vivo (ou cresce), passados 25 anos…”.

O senhor Padre Ricardo dedicou-se, de alma e coração, à evangelização destas gentes através da palavra, cimentando-a com a oração e o exemplo. As gentes da Cova da Piedade assimilaram a boa nova do seu pastor, que pedia incessantemente que o Senhor mandasse operários para a Sua Messe. O Senhor da Messe ouviu estas preces, de tal maneira que, na paróquia da Cova da Piedade, desabrocharam e desenvolveram-se três vocações sacerdotais e outras vocações religiosas. O senhor Padre Ricardo pela oração, pelo exemplo e pela palavra amiga foi-as amparando e hoje Setúbal tem três padres oriundos da Cova da Piedade.

O senhor Padre Ricardo faleceu no dia 19 de Dezembro de 2011. Foi um pastor solícito e incansável que viveu plenamente para as gentes da Cova da Piedade, em especial, para os mais desfavorecidos. O Bom Semeador, na pessoa do senhor padre Sobral, tinha semeado um pequeno “grão de mostarda” nesta paróquia, o Jardim Infantil do Bairro. O senhor Padre Ricardo, como bom agricultor, foi-o regando, acarinhando e sonhando de tal maneira que essa pequena planta foi crescendo, crescendo até se tornar na árvore frondosa de que fala o Evangelho, que hoje é o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, uma das maiores IPSS do país.

Hoje, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro acolhe, acompanha e educa centenas de crianças e jovens e dá carinho e amor a dezenas de idosos, dando trabalho a centenas de trabalhadores.

Tudo isto é fruto do amor de Deus que concedeu à nossa Diocese na grande alma sacerdotal com um coração imenso, repleto de amor a Deus e aos homens, em especial aos mais desprotegidos, que foi o senhor Padre Ricardo. Bendigamos ao Senhor.


Cova da Piedade, 19 de Fevereiro de 2015.


Ramiro Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário