sábado, 18 de julho de 2015

IGREJA DE SETÚBAL CELEBROU 40 ANOS DA SUA CRIAÇÃO

Foi uma grande assembleia numa grande festa que começou na Sé, ao fim da tarde, para marcar o 40º aniversário da criação da Diocese de Setúbal neste dia em 1975 por Paulo VI.
No início da celebração, o Vigário Geral evocou os acontecimentos que estão na origem próxima do nascimento desta Diocese e fez uma súmula de realidades que caracterizaram os 40 anos percorridos pela Igreja diocesana. Veja texto.
Presentes o Senhor Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, o Senhor Núncio Apostólico, D. António Montes, bispo emérito de Bragança, e os bispos auxiliares do Patriarcado de Lisboa, D. Nuno Brás e D. José Traquina.
Na Assembleia muitos sacerdotes e diáconos, religiosos e fiéis leigos, assim como convidados, como os presidentes das Câmaras Municipais e outros autarcas, responsáveis ou seus representantes de vários sectores da sociedade e ainda alguns pastores de igrejas evangélicas.
Na homilia, D. Gilberto, depois de lembrar pessoas e acontecimentos dos 40 anos da vida diocese, fez um forte apelo aos cristãos para se voltarem para o futuro: “É dia de lançar de novo as redes, como Jesus nos ordenou hoje no Evangelho, com as palavras que um dia dirigiu a Pedro: 'Faz-te ao largo' (Lc 5,1ss). À ordem de Jesus queremos fazer-nos ao largo como seus discípulos missionários nesta Diocese que abarca a Península de Setúbal, Tróia e Comporta”. Leia texto integral da homilia.

Seguiu-se, no Centro Pastoral da Anunciada uma refeição volante que permitiu um alegre convívio entre todos (cerca de 700 pessoas) e, pelas 21.30, uma sessão solene em que intervieram D. Manuel Clemente, que traçou a história cristã da evangelização e da vida cristã na região; a Irmã Maria de Lourdes Portugal que falou da presença da vida consagrada na Diocese; o Dr. João Costa, Chefe Regional do CNE, que ao seu testemunho pessoal juntou um forte apelo à capacidade da Igreja em acolher e integrar gente plural como a que vive na região da diocese de Setúbal; a Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Drª Maria das Dores Meira, que acentuou o papel da Igreja na construção da cidade; D. Manuel Martins, 1º Bispo de Setúbal, que trouxe a memória dos primeiros tempos da Igreja diocesana de Setúbal, a começar pelo dia da sua ordenação e deixou um apelo, muito aplaudido, de que a cidade de Setúbal assim como tem uma rua que assinala a criação do distrito, venha a ter igualmente uma rua a marcar a criação da diocese, dada a importância deste acontecimento na vida política e social da cidade e da região.
O coro da Sé foi, ao longo da noite, intervindo e com cânticos que contribuíram para criar um ambiente de beleza e alegria.
D. Gilberto encerrou a sessão, dizendo que, dentro de algum tempo, terá lugar a “2ª parte” da celebração dos 40 anos da diocese: a 26 de Outubro será celebrado o 40º aniversário da Ordenação episcopal de D. Manuel da Silva Martins. Lembrou a próxima visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima (25 de Outubro a 8 de Novembro) como um dom a ajudar a Igreja diocesana a celebrar com Maria a alegria os 40 anos, agradeceu aos que prepararam e organizaram os vários momentos desta celebração, agradeceu aos intervenientes e convidados e lembrou que a maior riqueza da Igreja são os pobres, aqueles que aguardam uma palavra e um gesto de solidariedade de cada um de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário