terça-feira, 7 de julho de 2015


No da tarde do passado dia 21, realizou-se, numa grande tenda à sombra do santuário de Cristo Rei, um encontro diocesano de leigos. Na génese deste encontro esteve um belo, mas menos ambicioso evento: congregar todos os alunos e formadores da Escola da Fé. Como por magia, a ideia transformou-se num grande encontro de fiéis leigos em redor do seu Bispo, no 17º aniversário da sua tomada de posse da diocese de Setúbal. Equívoco. A diocese é que tomou posse dele, da sua alma de pastor atento e apaixonado, do seu amor a todos, especialmente aos mais pobres e, muito especialmente, o seu carinho pelos leigos. E ali estavam, não todos, mas muitos deles para lhe dizer que, mais felizes por serem “seus” é saberem-no “seu”.
 
O Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz, professor da Universidade Católica, foi o convidado para fundamentar histórica e teologicamente a identidade e a missão dos leigos no pós-Concílio. Generosamente, ofereceu-nos o texto da sua conferência. Pode ler aqui).
 
O Encontro terminou com um jantar, saudações, ofertas e um belo cante alentejano. Por fim, D. Gilberto, enalteceu os leigos e seu lugar na Igreja e disse que a maior alegria do Bispo e do padre é estar ao serviço dos leigos, da sua vocação e da sua missão.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário