quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aliança de Misericórdia, numa diocese da Misericórdia



           
 O movimento Aliança de Misericórdia caracteriza-se por uma vivência e um anúncio ardoroso da Misericórdia de Deus, para com todos os pobres, sejam eles material ou espiritualmente, tendo sua origem no Brasil e presente em mais 6 países (Portugal, Itália, Bélgica, Polónia, Venezuela e Republica Dominicana).

            Atendendo ao convite de fazermos memória da nossa história e relaciona-la com a historia da nossa Diocese, vejo que apesar de pouco tempo, poderíamos escrever alguns livros e ainda seriam poucos para relatar o milagre que testemunhamos diariamente nesta Terra de Santa Maria.

            Por muito tempo caminhávamos à procura de um espaço em que pudéssemos desenvolver a Evangelização de acordo com que o nosso carisma exige e, portanto, chegando a esta igreja local, encontramos mais que um espaço físico…. Encontramos uma Igreja em saída…uma Igreja da Misericórdia.

            Fizemos uma proposta de Evangelização para nosso Bispo Dom Gilberto que, após um tempo de discernimento, aprovou e acolheu a comunidade, iniciando assim uma nova fase da missão em solo lusitano. Logo nos foi apresentada a Quinta-do-Álamo, um espaço muito amplo e próximo daquilo que Nosso Senhor nos inspirava para a Missão nesta Igreja. Começamos um período de conversações a fim de chegarmos a um acordo sobre como seria a nossa permanência neste local.

            Chegando a bom termo, viemos habitar na Quinta-do-Álamo e de maneira impressionante, Deus nos surpreendia com a sua providência divina. Em menos de um ano, dia após dia, assistimos o milagre acontecer, pois antes de morarmos no Álamo, residíamos em casas arrendadas em Lisboa e quando partimos para o Seixal não tínhamos muita coisa para trazer. Basicamente tínhamos as nossas roupas e um carro, pois os móveis e demais objetos pertenciam aos proprietários das devidas casas.

            Mas na certeza que a vida de despojamento atrai, porque é uma vida à maneira da Vida De Cristo, aquele que não tinha onde reclinar a cabeça, em pouco tempo muitas pessoas foram se aproximando da comunidade, fosse para estar connosco algum momento do dia, fosse para rezar ou ir à capelinha de oração… bem como pessoas que chegaram e foram sinais da Providencia Divina. Pouco a pouco fomos melhorando a estrutura da casa, de modo a criar melhores ambientes para o bom desenvolvimento da comunidade e para a Evangelização. Se no início morávamos um tanto apertados e até mesmo improvisando cómodos, um ano depois temos a graça de estar melhor instalados e com a possibilidade de acolher quem bate à nossa porta. Como dizia certa vez um jovem que encontramos nos bares do Seixal, numa noite de Missão, estando ele naquela realidade das drogas, que não sabia que a Igreja Católica saía às ruas para falar com os jovens e que estava realmente surpreso e agradecido por o terem escutado sem o terem julgado por aquilo que fazia ou o modo como vivia.

“Acreditamos que ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar e nem tão rico que não tenha algo para receber.”

            Esta é nossa breve história mas em tudo damos Graças, e por esta Diocese de Setúbal que ao longo desses 40 anos gerou muitas vidas para a Igreja, contribuindo para a construção de um Mundo Novo, a que chamamos de “ Civilização do Amor”.


            Portanto como família diocesana digamos juntos:

“ Igreja de Setúbal, com Maria Alegra-te e Evangeliza”


Deus nos abençoe,


Missionário Luiz

Comunidade Aliança de Misericórdia






Sem comentários:

Enviar um comentário