quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

UM PROCESSO DE CONVERSÃO NA DIOCESE DE SETÚBAL


 

Não consigo indicar uma data, nem tão pouco um ano em que se tenha verificado o início da minha conversão, ou dizendo melhor, o início dos meus “contatos com Cristo”.



Mas para facilidade de descrição vou apontar para o ano de 1961, terá sido por volta deste ano que a minha avó materna, católica empenhada e convicta, procurou batizar-me.

Correu todas as igrejas da região de Almada, comigo e com a minha mãe, a falar com os sacerdotes para que algum se dispusesse a batizar-me, mesmo sem autorização do meu pai.

 O meu pai não deixava que me batizasse porque era de opinião que o batismo é um acto de muita responsabilidade e eu ainda com 4, ou 5 anos não tinha condições para assumir essa responsabilidade, ele próprio não estava disponível para fazer esse acompanhamento, nem reconhecia nos padrinhos, propostos, essa capacidade.

Como não conseguiu em Almada, nenhum padre, disponível para tal, então fomos para Lisboa tentar a “sorte” também não conseguiu.

Entretanto foi-me ensinando as orações (Pai Nosso, Avé Maria e Glória) ou seja o Terço. Também me foi apresentando Cristo como o meu melhor amigo, alguém sempre disposto a ajudar-me e a proteger--me.

Este terá sido o meu primeiro contacto com a religião católica e com Jesus Cristo.

Depois já no liceu D. João de Castro, secção de Almada, voltei a contatar com a Religião Católica através de aulas de religião e moral, cujo professor era o Pe. Sobral, deixei de o ver antes do final do ano letivo porque a PIDE foi lá buscá-lo ao liceu, estava justamente a ter aula com ele. Isto terá sido em 1966 /1967.

Só voltei a contatar com a Igreja já com 25 anos de idade, em 1982, quando necessitei de tratar das coisas para o meu casamento.

A minha mãe e a mãe da minha mulher gostavam que o casamento se realizasse na igreja.

Então surge a questão de eu não ser batizado, como fazer?

Fui falar com o Pe. Ricardo Gameiro, na Cova da Piedade, onde ia morar depois de casar.

Pus-lhe a questão “será que tenho de me batizar só por causa de puder casar? Ou quando me batizar que seja por verdadeira convicção?” entretanto contei-lhe também as peripécias com a minha avó materna.

Lembro-me do Pe. Ricardo olhar para mim, como que a avaliar a situação, depois de refletir um pouco diz-me “… talvez se encontre uma outra solução, vou verificar isso depois digo alguma coisa.”

Passados uns dias, talvez duas ou três semanas, recebi um contacto da igreja da Piedade para ir falar com o Pe. Ricardo. Fui e ele tinha encontrado uma solução, uma escusa do Bispo D. Manuel Martins.

Mas o sr. Bispo queria um compromisso meu em como não impediria as minhas filhas de serem batizadas e de seguirem a religião católica.

Assumi esse compromisso por escrito, numa carta que enviei e mais tarde quando as filhas nasceram preocupei-me em batizá-las e quando tiveram idade inscrevi-as e levei-as à catequese.

Entretanto eu continuava sem ser batizado.

A minha avó morreu e no ano seguinte a sr. Bispo D. Manuel Martins jubila-se e é substituído pelo atual Bispo, D. Gilberto Canavarro dos Reis.

No ano de 2001, em Outubro, por uma série de acontecimentos repentinos e por intervenção da minha mulher resolvi (em poucas horas) procurar o batismo falei com o Pe. António de Sousa Oliveira, na paróquia do Feijó, que aceitou fazer ele mesmo a minha preparação para o batismo e para o crisma.

No dia 30 de Maio de 2002 fui finalmente batizado.

Daí em diante foi toda uma caminhada em Igreja, até porque como eu disse ao Pe. António “… ser batizado não pode ser só vir à missa ao domingo … preciso de um curso para aprender a ser cristão …” o Pe. António falou-me nos cursilhos de cristandade e em Março de 2004 fui viver essa magnifica experiência de Cristo vivo. Daí em diante tem sido uma autêntica “correria” para Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário