sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

FAZENDO MEMÓRIA DO CASAL SOUSA RAMA

Altar do Santuário Real de Nossa Senhora da Atalaia.


Mário Miguel e Maria Cecília nasceram em Aldeia Galega do Ribatejo, hoje cidade de Montijo nos anos de 1920 e 1921.

Unidos pelo matrimónio, celebrado no Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, também lá celebraram as bodas de ouro do mesmo.

Ambos tiveram uma caminhada de vida bonita, tanto a nível civil como cristão.

Mário Miguel foi militar, passando à reserva ingressou no Instituto de Engenharia Civil, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, foi durante a sua vigência que decorreu a construção do atual edifício.

Fizeram parte das primeiras Equipas de Casais da nossa Paróquia, lembro–me que cada reunião era em casa de um casal, onde jantavam com o que cada um levava, eu algumas vezes ficava em casa deles a fazer companhia à sua única filha.

Os dois foram Ministros Extraordinários da Comunhão.

Participaram em cursos de cristandade, Maria Cecília de um curso que frequentou em 1966, ofereceu-me um livro com esta dedicatória «Para nós e para vós vivei a vida como deve ser vivida, no Amor de Cristo e em Cristo».

A preocupação pelos outros vem da mais tenra idade, no seu primeiro Novo Testamento, que eu guardo com muito carinho, escreveu:

« Aldegalega dia 28 dagosto (é assim que escreveu) de 1928, Maria Cecília Vasconcelos Farreu, Quero muito bem a menina Balbina». Pela data teria então sete anos (a menina Balbina seria a empregada).

Dedicou grande parte da sua vida aos mais carenciados, como responsável pelo Grupo Sócio Caritativo, quando foi homenageada, dedicou o prémio com que foi agraciada, à instituição e a quem com ela colaborava.

Presença serena, delicada e doce, de uma espiritualidade fortalecida na fé e na caridade vivida no amor de Cristo, de que deu sempre testemunho com espírito de missão.

Muito teríamos para recordar da longa vida deste casal, dou graças a Deus por eles terem sempre acompanhado o meu crescimento de fé e de vida.

Que o Senhor os tenha na Sua Santa Glória.



A afilhada

Sem comentários:

Enviar um comentário