domingo, 14 de junho de 2015

Movimento da Mensagem de Fátima



O Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) é um movimento de formação e apostolado essencialmente constituído por leigos. Este Movimento tem sido sucessivamente aprovado pela Conferências Episcopais Portuguesas.


A criação do secretariado diocesano do MMF contou com o apoio do então, Reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, da Fátima Lages, da Isabel Greck Torres, do Padre Gusmão e do Padre Lobato.
Os seus membros vivem e difundem  a Extraordinária Mensagem que, de Fátima, começou a ressoar pelo mundo todo desde o dia 13 de maio de 1917 e que se prolongou, durante 5 meses, até ao dia 13 de outubro do mesmo ano. “Se a Igreja aprovou a Mensagem de Fátima é porque ela contem uma VERDADE e um CHAMAMENTO que são a verdade e o chamamanto do próprio Evangelho”( in Homilia do Papa João Paulo II em 13/05/1982 no Santuário de Fátima). Nem outra coisa poderia vir de Nossa Senhora “Aquela que, na Santa Igreja, ocupa o lugar mais alto depois de Cristo, e o mais perto de nós”. (Papa Paulo VI, Allocutio in Concilio,4/12/63).


Foi com o Reverendíssimo Bispo D. Gilberto Canavarro dos Reis que se formou o primeiro secretariado diocesano do MMF em Setúbal.


O primeiro secretariado dicesano foi composto pelo Presidente Reis Marques, Eugénia, Maria Arménia Santos e Maria Isabel de Almeida Bugarim.
Com o objetivo de desenvolver a formação e preparação apostólica dos seus membros, o Secretariado Nacional em articulação com os Secretariados Diocesanos organiza cursos a nivel nacional, diocesano e paroquial.


Os encontros do MMF em Setúbal contaram com a presença do Bispo D. Gilberto, do padre Antunes (assistente nacional do MMF), padre José Maria Furtado (assistente diocesano do MMF) e a então presidente do secretariado diocesano Maria Isabel Bugarim.


As áreas de apostolado do MMF são a Oração, Peregrinações e Doentes.


PASTORAL DA ORAÇÃO

As orações ensinadas em Fátima pelo Anjo e Nossa Senhora ajudam a viver a Mensagem, que, como disse João Paulo II, em Fátima em 1982, é  a conversão e a vivência na graça de Deus.
A Oração é “expressão do desejo que o homem tem de Deus”(São Tomás de Aquino, in Santificados em Cristo). É Deus, porque nos ama, nos atrai a Si, que inicia o caminho, que deseja o dialogo connosco, que pede a nossa oração e o nosso coração. Na pastoral de Oração, a mensagem de Nossa Senhora leva-nos a centrarmo-nos na Eucaristia nos seus três polos: Celebração, Comunhão e Sacrário.
Adoração das crianças.


PASTORAL DAS PEREGRINAÇÕES

Na pastoral das Peregrinações dá apoio aos peregrinos a pé que caminham até ao Santuário de Fátima. Organiza a peregrinação anual ao Santuário de Fátima, bem como peregrinações a outros Santuários Marianos. A experiência de caminho transforma o peregrino,despojando-nos do superficial dirigimo-nos para o sagrado, sentimos o Amor que Deus tem por nós  e por isso, quando O encontramos podemos responder ao Seu Amor.
 
Peregrinação do jovens ao Santuário de Fátima. Encontro com o Frei Carlos Furtado.

PASTORAL DOS DOENTES

“A mensagem de Fátima e a vida dos Pastorinhos trazem até nós uma forma muito concreta de abraçar a Cruz com amor e transformar o sofrimento em luz capaz de redimir a humanidade. Fazer da cruz à semelhança de Jesus matéria prima de salvação é o caminho que nos apnta o Evangelho e a mensagem do Anjo e de Nossa Senhora de Fátima.”(in Santificados em Cristo, MMF, 2015). Esta pastoral dirige-se aos doentes, doentes acamados ou hospitalizados e às suas famílias. São realizadas visitas de acompanahmento dos doentes, organização de encontros a nível paroquial e retiros no Santuário de Fátima.


Sem comentários:

Enviar um comentário