terça-feira, 30 de junho de 2015

MOVIMENTO ENCONTRO MATRIMONIAL na Diocese de Setúbal



A Missão do Encontro Matrimonial, é ajudar na renovação dos Sacramentos do Matrimónio e da Ordem, casais, sacerdotes e religiosas para que vivam plenamente uma relação Responsável e íntima, proporcionando-lhes, para este estilo de vida, uma experiência católica e uma Comunidade de apoio permanente.

Apesar de ser um Movimento da Igreja Católica está aberto a todos os casais de crentes e não crentes.



O Movimento EM está vocacionado para ajudar todos os casais que queiram aprofundar e melhorar a sua relação de Amor e compromisso. Destina-se igualmente a sacerdotes e religiosas que queiram entrar em contacto com as alegrias, desilusões, esperanças e sonhos para redescobrirem o normal e o entusiasmo pelo sacerdócio e ou consagração.





O Movimento EM surgiu em Portugal em Janeiro de 1982. A partir desta data alguns casais da nossa Diocese começaram a viver o Fim-de-semana (FDS) original na Diocese de Lisboa.



Devido ao grande entusiasmo e empenhamento dos casais, em 1992 foi criada a Zona Sul, fazendo parte da Região de Lisboa. Em 2001 é criada a Região Sul, hoje com as zonas da Península de Setúbal e a Zona de Évora.

Em 14 de Outubro de 2001 realizou-se o 1º Encontro da Comunidade da região Sul com o tema “ Faz-te ao largo”.


Este movimento de leigos, sacerdotes e religiosos extravasa para além da Diocese.





A primeira equipa eclesial de coordenação da Região de 2001 a 2003 foi formada pelo casal Vitória+António Silva com o Padre Horácio Noronha, a que se seguiram de 2003 a 2005 o casal Lourdes+João Furriela com o Padre Luís Bairrada formaram a segunda equipa eclesial de coordenação da Região Sul.

De 2005 a 2006 a equipa eclesial foi constituída pelo casal Leontina+José Cantarinha com o Padre Horácio Noronha.


Seguiu-se a coordenação de 2006 a 2009 com a equipa eclesial Vera+João Milhano com o Padre Horácio Noronha e de 2009 a 2012 o casal São+Eugénio Alves formou a equipa eclesial com o Padre Carlos Rosmaninho.


De 2012 até Setembro de 2015 o casal São+José Oliveira com o Padre Luís Ferreira têm formado a equipa eclesial da Região Sul.


Ao longo de todos estes anos foram cerca de 650 casais, sacerdotes e religiosas que viveram o FDS original e que continuaram a caminhar, dando testemunho da sua vida de relação um com o outro, com os outros e com Deus.


Realizaram-se 28 FDS originais na Casa de Santa Rafaela Maria e no Seminário de Almada, vários encontros de Comunidade e de oração, celebração de Natal, de Páscoa, da Epifania, da Família. Esses encontros tiveram sempre a partilha de um casal e de um sacerdote sobre um tema relacionado com a sua relação de casal com suporte no texto Bíblico e terminaram com a Eucaristia.


Realizaram-se várias acções de formação para casais animadores dos grupos de Caminhada e para preparação das reuniões dos grupos de células vivas.


A abertura das actividades e o encerramento foram, também, encontros de toda a Comunidade, assim como o envio dos casais coordenadores de zona e de região.



Todos os anos a Comunidade Encontro Matrimonial da Diocese participa na Peregrinação Nacional do EM a Fátima.



De 19 a 21 de Janeiro de 2007 realizou-se a comemoração do 25º Aniversário do Movimento em Portugal, na Quinta Porto da Ramagem em Coina, Barreiro. Cerca de 350 casais, sacerdotes e religiosas participaram cheios de alegria, amor e espírito de serviço, nesta celebração, vindos de todo o país, de Espanha e de Paris.

 



O nosso Bispo D. Gilberto esteve presente e saudou o nosso movimento, que procurou, nesta celebração das bodas de prata, novas formas de «Sonhar para viver», de acordo com os carismas do movimento: acolhimento, conversão, reencontro com o seu próprio sonho e experiência de Igreja.



Participar no EM, segundo D. Gilberto, é uma «nova força para crescer no amor e ir ao encontro dos outros casais».



A mesma opinião foi partilhada pelo casal Graciete e Eduardo Bué ligado ao EM desde o primeiro FDS deste movimento, em Portugal. A Graciete afirmou que «deste encontro podemos tirar várias coisas, mas uma delas, e se calhar a mais importante, é o reforço que nós daqui levamos, a força renovada para continuarmos todos os dias da nossa vida a acreditar que podemos sonhar e continuarmos cada dia a ter novos projectos». Para o Eduardo o grande desafio que se coloca aos casais é «definirem ou redefinirem as suas prioridades enquanto casal e enquanto família». Também para o Padre Joaquim Teixeira um dos aspectos mais importantes do EM é «integrar estas três vocações – matrimonial, sacerdotal e religiosa – como vocação de relação».




Através das 3 vias reais de presença; diálogo, ternura e oração, este movimento dá Testemunho do Amor, no Casal, na Família, na Comunidade, com a visão de Jesus “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei







Abril 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário